quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Sincronicidades - Prem Baba 2016

Em 11/11 do ano passado estive pela primeira vez com Prem Baba, assim “pessoalmente”, numa plateia super linda que lotou o Barra Shopping. Hoje, quase um ano depois, estive novamente na presença dele. Fiz um texto ano passado (que você pode conferir aqui – repostei do antigo blog) e agora uma urgência em compartilhar minhas impressões me toma novamente. Não reli o texto anterior pra não ser influenciada rsrs :)
Obs. As frases entre aspas são dele, os comentários, meus.

Prem Baba tem um jeito carinhoso e firme de falar de coisas tão difíceis, tais como violência, política, economia mundial, padrões destrutivos inconscientes de comportamento... No encontro de 30/Outubro comemorávamos o Diwali, Festival das Luzes, o Ano Novo na Índia, e também Beltane, Festival Celta da Primavera, onde celebra-se a Fertilidade, a União do Masculino e Feminino onde agradece-se o fim da época da metade escura do ano (Outono – Inverno), e recebe-se a época de Luz (Primavera – Verão). Foi uma grande oportunidade, mais uma vez, de conectar os pontos e alinhavar mais clarezas internas. Vem, me acompanha!!



Uma pessoa da plateia questionou como fazer pra lidar com a realidade: as mentiras da política, a violência, a economia... E Baba respondeu “Voltando-se para si mesmo. Tudo o que vemos (no externo) são sintomas de um estado de consciência interna.”. Falou muito sobre autorresponsabilidade nesse processo. Precisamos olhar para dentro, para nossos padrões de comportamento, nossos pensamentos e sistemas de crenças. Disse que "vê com bons olhos os episódios difíceis pois são uma possibilidade de despertar." e que “Crises  são sementes do despertar, possibilidades de mudança de consciência.”. (Falei esses dias no blog sobre autorresponsabilidade AQUI). 
  


E as sincronicidades seguiram quando falou da urgente necessidade da reestruturação da Educação. “Autoconhecimento deve ser política pública.”. Sim! Nascemos e crescemos aprendendo a ser como o mercado de trabalho espera que sejamos: *Cumpra horários, faça seu dever, consuma, obedeça.* Onde está o *Expresse suas emoções? Reconheça-as. Aceite-se. Ame-se.*? Onde está a colaboração, pois só o que somos ensinados é competir. A melhor nota, @ melhor alun@, @ mais bonit@, @ mais inteligente. 

Mas como vou olhar pro outro se eu sequer olho pra mim? Como aceitar o outro se sequer aceito a mim? Como honrar o Deus Interno do outro se eu sequer me lembro que sou também Um!? “Voltando-se para si mesmo.” Diz Baba. Sim, autoconhecimento deve SIM ser política pública! Quantas doenças, quantas internações e medicações seriam diminuídas simplesmente ensinando pessoas a se autoconhecerem!? #Pensemos!


Em diversos momentos Baba falou em Constelação Familiar sem usar o termo Constelação Familiar. Falou em DNA, padrões herdados, aconselhou que pesquisemos as crenças dos nossos familiares... “como cada um deles lidava com dinheiro?”. “Pois certamente há crenças sobre dinheiro que impedem que ele chegue a você.”, disse ele, respondendo a outra pergunta feita por mais um participante sobre prosperidade e abundância, espiritualidade e dinheiro. Em seguida disse que Espiritualidade e Matéria não são separadas, isso é uma crença da nossa mente, pois acreditamos na falta. “No mundo de Deus não existe falta.” E no que se refere a dinheiro ainda disse: “O problema está em acreditar que você é o que você conquistou. Você não é o que você tem. Você é o que você faz com o que você tem.”.


 Falou que espiritualidade se faz no dia-a-dia, alinhado ao coração, estando a serviço, onde “a luz passa por você pra chegar no outro”. E pra isso... novamente autoconhecimento: “extinção do ódio e do sofrimento. Onde “sofrimento é um cabo de força dentro de você (contradições). Existe um eu e um outro eu, há um esquartejamento interior.”, daí nascem a insatisfação, depressão, ansiedade... E para se libertar delas é necessário “A purificação do coração: Libertação das contradições, das mágoas e ressentimentos: Contas abertas com o passado. Pra seguir em um única direção, a do coração, da Luz.”.

“Olhe pra sua vida e veja onde que você percebe insatisfação. Faça um diagnóstico honesto. O que gostaria que fosse diferente?”. 


 Sobre insatisfação e vazio interno permanente apesar de tanta informação espiritual que temos acesso, ele respondeu que “Informação não é suficiente pra gerar transformação. A prática sim. Espiritualidade é Silêncio interior, autorresponsabilidade, amar sem querer nada em troca. É o fim da reclamação, do jogo de acusações, do vitimismo.”.
Se você acha que não tem nada a ver com aquela situação que aconteceu a você e deseja acusar o outro, olhe para “o grão de defeito em você que atraiu aquela situação." 

"Como se livrar da ideia da vítima, obsessor jogo de acusações? Este é o Objetivo do buscador.”

“O vazio permanente é a falta de você mesmo. Você não está se habitando. Cadê você? Pra que é que você acorda de manhã? Pra quem? O que te move? Pra se encontrar é necessário reconhecer que ta perdido. Quando você retira o medo, encontra o propósito de alma.”

“A Felicidade duradoura é uma Conquista da mente. A experiência da vida humana depende 100% da mente. Devemos aprender a usar o Poder chamado mente, pois o que você pensa, cria; o que sente, atrai. O Universo é permissivo.”

Então ele falou algo que trouxe risos à plateia “...até o momento que você é livre pra fazer só o que é certo, porque se sair do caminho cai uma bigorna na sua cabeça.  Sorte sua, porque assim volta rapidamente ao Caminho da Lei Universal do Amor.”
Bem, certamente teria muito e muito mais pra compartilhar com vocês, mas que provavelmente deixei passar. Essas foram as minhas anotações e aquilo que mais me tocou, certamente, outros ouvidos ouviram outras palavras. Se você estava lá, comente aqui o que te chamou atenção!

Deixo aqui mais algumas anotações “soltas”...
  
“Impulsos inconscientes que você chama de Destino.”

“O belo e verdadeiro nasce do silêncio. Canal do amor, amor em movimento. O Silêncio interior torna tudo sagrado, tudo espiritual.”

“Precisamos de pessoas comprometidas com a mudança. Comprometidas com o despertar da consciência, sendo canal da luz, elo na cadeia de felicidade. A medida que vc tem amor e luz pra dar, deve estar no meio.”



E pra encerrar um recado:


“Sri Prem Baba convoca para Vigília Mundial PRABHU AP JAGO 
em prol das eleições dos EUA dia 06 de novembro:

"Que possamos compreender que essas eleições podem afetar todo o planeta Terra." Sri Prem Baba 
Início: 06/11 às 08h (horário de Brasília) 
Término: 07/11 às 08h (horário de Brasília)  
Todos são bem-vindos! 
Você pode se reunir, pelo tempo que quiser, com o grupo local mais próximo de você. Não havendo como se reunir em grupo, recomendamos que possa se 
recolher por um período de tempo e se conectar internamente. 
Se precisar, sugerimos essa playlist de 60 minutos. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=NxMtexFKwhU  
Veja o sangha mais próximo de você: http://www.sriprembaba.org/ ”

No dia 6 às 9h estarei no Círculo de Constelação em Novo Hamburgo e faremos juntos um pequeno momento intencionando somar a esta corrente cantando “PRABHU AP JAGO – PARAMATMA JAGO – MERE SARVE JAGO – SARVATRA JAGO – Deus desperte – Deus desperte em mim – Deus desperte em todos os lugares. Venha! És noss@ convidad@!!”


Espero que tenha aproveitado e que eu tenha conseguido transmitir uma pequena parte do tanto que fui tocada por mais este encontro com a Consciência Desperta! Grata por estar ouvindo! <3


Um super Beijo com gratidão, 
e Namastê! (O Deus que há em mim, saúda o Deus que há em você!)
Que Deus desperte em todos os lugares!!
Vívian Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário